Os sintomas de hemorroidas patológicas dependem do tipo de hemorroida. As hemorroidas que se formam acima da junção entre o ânus e o reto (junção anorretal) são chamadas de hemorroidas internas e as hemorroidas que se formam abaixo da junção anorretal são chamadas de hemorroidas externas. As hemorroidas internas geralmente manifestam-se através de hemorragia retal indolor, enquanto as hemorroidas externas podem provocar alguns sintomas ou, no caso de trombose, dor e inchaço significativos na região anal. Tanto as hemorroidas internas como as externas podem permanecer no ânus ou se tornarem salientes (prolapso).
É a afeção anorretal mais comum, com prevalência de 4 a 35%, igualmente distribuida entre homens e mulheres e afeta mais frecquentemente pessoas entre os 45 e 65 anos de idade.
Clinicamente se apresenta principalmente como sangramento retal de quantidade variável. Sua recorrência e o número de hemorroidas costumam provocar importante impacto da qualidade de vida ou, mais raramente, anemia.
Nas formas mais graves é acompanhada de prolapso hemorroidário. Exsudação ou coceira complicam quando há maceração local. Isto geralmente é responsável por desconforto. A dor é menos comum, ocorrendo apenas em caso de complicação (exacerbação congestiva, trombose hemorroidária externa, fissuras, criptite) ou quando existe uma condição associada (distúrbios do assoalho pélvico, neuralgia anorretal).
A maioria dos pacientes é aliviada por tratamento médico que combina higiene e medidas dietéticas com flebotônicos ou tratamentos ambulatoriais não cirúrgicos (fotocoagulação infravermelha, ligadura elástica).
Mas o tratamento cirúrgico resulta necessário em pelo menos 10% dos casos.